Levantamento divulgado pelo Ministério da Economia mostra que Catanduva é a 56ª cidade do Estado de São Paulo que mais direcionou produtos ao exterior. Os dados levam em consideração o acumulado de janeiro a agosto deste ano. No total, são 24 exportadores que movimentaram US$ 110,73 milhões no período.
Os números da exportação da Cidade Feitiço têm como líder os extratos, essências e concentrados de café (36%). Na sequência aparecem os açúcares de cana ou beterraba (31%) e, em terceiro, o óleo de amendoim (15%). Também ganha espaço na lista o algodão, a soja e máquinas agrícolas.
O principal destino dos materiais produzidos em território catanduvense foi a China (21%), seguida do Japão (12%) e da Arábia Saudita (8,4%). Países Baixos, Itália, Estados Unidos e Coréia do Sul também estão entre as localidades que recebem produtos da cidade, só que em proporções menores.
“Tanto as exportações quanto a balança comercial de Catanduva são muito relevantes. Os valores que nosso comércio exterior movimenta são significativos e merecem destaque. Com certeza, essa é uma vocação das nossas empresas”, destaca o secretário municipal de Desenvolvimento, Fabio Rinaldi Manzano.
Importações
A balança comercial de Catanduva ainda revela dados sobre as importações de produtos que contribuíram para a produção local, adquiridos de países parceiros. Os dados também são relativos a janeiro a agosto deste ano.
A movimentação chegou a US$ 5 milhões, com leite (27%), bombas para líquidos (9,7%), torneiras (8,1%), aparelhos de iluminação (7,7%) e fios (7,4%). Os países de origem são China (30%), Itália (24%), Paraguai (13%) e Argentina (8,1%).
Fonte: Assessoria/Prefeitura